“Consensos para descentralização são um ganho para a democracia”
O partido Renamo reagiu, através do seu porta-voz, ao comunicado do Presidente da República sobre os consensos alcançados no âmbito da descentralização.
A Renamo confirma que tudo quanto foi dito foi o acordado entre Filipe Nyusi Afonso Dhlakama. “Corresponde e retrata o entendimento alcançado entre os dois presidentes. Como o país e a comunidade internacional sabem, desde 2016, o presidente da Renamo e o Presidente da República têm estado a falar para encontrar os melhores caminhos de entendimento para uma harmonia nacional e, finalmente, conseguiu-se este entendimento que foi trazido a público através do Chefe do Estado”, referiu José Manteigas.
Para o maior partido da oposição, os consensos até aqui alcançados representam um ganho para a democracia do país. “Com este entendimento sobre a descentralização, nós, como partido, sentimos que o país ganhou, a Renamo ganhou, a Frelimo ganhou, a democracia moçambicana está a ganhar. Portanto, é uma vitória para todos nós”, disse, para depois acrescentar que o partido aguarda pelo pronunciamento da Assembleia da República sobre o assunto.
Por outro lado, o partido da perdiz diz aguardar com esperança os consensos relativos às questões militares, que têm a ver com a integração dos homens da Renamo nas Forças Armadas nacionais.
“Acreditamos que, guiado por esse espírito de cooperação e colaboração que houve ao longo deste processo anterior, também consigamos a breve trecho, ter entendimento relativamente às questões militares”, concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário