Frelimo diz que PR provou que cumpre com seus compromissos
A Frelimo também reagiu aos anúncios do Chefe de Estado relativamente aos consensos alcançados no pacote da descentralização.
O partido no poder, através do seu secretário-geral, Roque Silva, diz que com este gesto, o povo moçambicano deveria orgulhar-se do Presidente que tem, pois cumpre com seus compromissos. “Nós podemos provar que todos os compromissos que assumiu aquando da tomada de posse estão a se concretizar. Em algum momento, as pessoas podiam estar com alguma dificuldade de compreender como é que ele estava a abrir caminhos para a paz a abrir os caminhos para a busca da paz tendo as grandes contrariedades que encontro depois da tomada de posse, mas hoje trouxe a prova da capacidade que ele têm de buscar referências naquilo que pode ser a experiência de Moçambique na construção e consolidação da paz”, disse.
Para Silva, o acto hoje vivenciado representa mais uma etapa na busca de estabilidade que Moçambique pretende. Contudo, acrescenta que o esforço para a paz efectiva deve ser conjunto. “Estes são consensos que foram alcançados no diálogo, mas há um compromisso que cada moçambicano deve assumir consigo mesmo no sentido de transformar estes consensos em realidade”. Por outro lado, apela ao comprometimento do líder da Renamo, que, segundo considera, tem um papel preponderante no processo. “Aí está a grande responsabilidade que o líder da Renamo tem, pois há outras etapas determinantes no diálogo onde Afonso Dhlakama deverá provar a sua seriedade, terá de provar a sua capacidade de realização dos compromissos que ele mesmo assumiu”, reiterou.
O secretário do partido destaca que a primazia pelo diálogo é um indicativo de que o Chefe de Estado teve o discernimento que o entendimento não seria alcançado usando a força. Não precisamos de lutar para alcançarmos caminhos que possam aprofundar a democracia”, referiu.
A Frelimo diz identificar-se com os consensos e referiu que vai trabalhar para que os mesmos sejam concretizados.
Sem comentários:
Enviar um comentário