sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Economia

Governo congratula-se pelo abrandamento da inflacção em 2017


O Governo moçambicano congratula-se por ter registado uma inflação de 15.1% em 2017, o que significa uma redução de cerca de quatro pontos percentuais em relação a 2016.
O ano de 2017 foi marcado pelo aumento do preço de água, electricidade e combustíveis, que, de acordo com o balanço, concedido esta sexta-feira, pelo porta-voz do Ministério da Economia e Finanças, Rogério Nkomo, esta variação foi compensada pela redução de preços de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas. A inflação ficou nos dois dígito, mas abaixo da registada no ano anterior.

O Ministério da Economia e Finanças diz ter conseguido poupar na despesa de funcionamento, na medida em que gastou menos do que previsto. Aliás, Nkomo disse a jornalistas que esta situação resulta da decisão do Governo, no final doa ano passado, de cortar a despesa pública.
De resto, a economia cresceu menos do que o previsto, mas o metical recuperou dez unidades em relação ao dólar.
Rogério Nkomo, que é também Director para a Coordenação Institucional do Ministério da Economia e Finanças, disse que as calamidades naturais mantiveram-se como um revés para economia moçambicana em 2017. A verdade é que, em 2018 corrente, as províncias do centro e norte estão a ser arrasadas por chuvas e ventos fortes, enquanto Maputo debate-se com seca.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Economia

  Jornal Informativo de Inhambane O sector empresarial do Estado está a enfrentar ineficiências económicas e financeiras, isto é, muitas emp...