quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Economia

AFREXIMBANK interessado em financiar projectos de agro-negócio no país



A instituição financeira African Export and Import Bank (AFREXIMBANK) manifestou interesse em financiar investimentos em projectos de agro-processamento em Moçambique. O interesse foi hoje manifesto pelo director do AFREXIMBANK para a região da África Austral, Gift Samwaka, no fim da visita que efectuou à Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).
A African Export and Import Bank é uma instituição financeira africana que apoia o desenvolvimento do comércio externo nos países do continente. Gift Samwaka diz ser importante cuidar que se invista na agricultura tendo em consideração toda a cadeia de valores que lhe está associada.
“Um dos sectores que nós mais privilegiamos é o agro-processamento porque é nele onde mais facilmente pode se incorporar valor nas economias africanas, mas com vista a criar uma dinâmica de comércio entre os países africanos. Não termos cada país africano a virar-se para o comércio externo, mas fazer e promover o comércio nos países africanos”, explicou Samwaka.
O director do AFREXIMBANK deu exemplo da castanha de caju, que é um dos principais produtos de exportação nacional. Na sua visão, a castanha deveria ser produzida e ser totalmente processada em Moçambique e a sua exportação aconteceria quando o produto estivesse em condições de consumo.
Samwaka não revelou os montantes que o país vai receber por ainda estar-se dependente da assinatura de um memorando de entendimento entre a instituição e o Governo.
“Não há uma predefinição do valor das linhas de financiamento é uma reacção às próprias iniciativas internas, de acordo com as necessidades apresentadas pelas empresas e projectos”, explicou.
A visita à CTA faz parte de uma agenda de encontros que a instituição financeira vai manter com entidades moçambicanas. Os encontros têm por objectivo reunir opiniões para a finalização do acordo para a disponibilização do financiamento.
O país já beneficiou de cerca de 90 milhões de dólares americanos concedidos pelo AFREXIMBANK, que foram atribuídos a quatro instituições para o exercício das suas actividades no ramo económico. A instituição financeira pan-africana foi criada em 1993, conta actualmente conta com 125 membros, dentre países e instituições. O Banco de Moçambique é um dos sócios da instituição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Economia

  Jornal Informativo de Inhambane O sector empresarial do Estado está a enfrentar ineficiências económicas e financeiras, isto é, muitas emp...