terça-feira, 4 de setembro de 2018

SOCIEDADE


Inhambane: estima-se que cerca de 30 pessoas são infectadas pelo HIV por dia

 

 

Segundo as autoridades de saúde, o país regista diariamente cerca de trezentas e cinquenta novas infecções, das quais 30 é a contribuição da província de Inhambane.
Francisco Mbofana, Director Nacional do Conselho Nacional do Combate ao SIDA, diz que as estratégias para combater novas infeções já existem para este, “o grande desafio” é fazer chegar as ferramentas para as pessoas que mais precisam.
Em relação as novas infecções e mortes por HIV/SIDA, a nível do mundo, apesar de estar a diminuir continuam a ser maior preocupação das autoridades de saúde. Só no ano passado cerca de um milhão de pessoas morreram a nível mundial, contra os pouco mais de 3 milhões, dos anos anteriores.
As novas infecções atingiram a nível mundial, os cerca de um milhão e oitocentas mil pessoas onde o país contribuiu com cento e trinta mil óbitos, informação foi avançada pelo, Francisco Mbofana, em Inhambane durante o quarto fórum provincial de resposta ao HIV/SIDA.
A aposta do sector da saúde em Moçambique é que, até 2030 haja uma redução de novas infecções, para menos da metade. Na visão do governo Provincial de Inhambane, as infecções por esta pandemia retardam o desenvolvimento de qualquer nação, daí a importância do seu controle e combate

SOCIEDADE


Detido cidadão português na posse de drogas em Inhambane

 

 

Foi detido cidadão de 40 anos, na Cidade de Inhambane, com nacionalidade portuguesa, na posse de drogas e recibos de bilhetes de identidade falsificados. A polícia suspeita que este seja um dos principais fornecedores de drogas a nível da cidade
O indiciado foi flagrado na sua residência, na praia do Tofo, na posse de cannabis sativa, e pouco mais de mil e quatrocentas ampolas contendo drogas e outros estupefacientes.
Questionado sobre o seu envolvimento no crime, confessou ser um simples usuário das drogas.

SOCIEDADE

Ilha de Inhambane beneficia de energia solar

 


A Ilha de Inhambane que dista a cerca de dezasseis milhas da capital provincial, nunca conheceu a iluminação da corrente seja ela, eléctrica, solar e ou de quaisquer outras fontes. Com pouco mais de trezentos agregados familiares tem a pesca, como a actividade principal para a sua subsistência. Nos próximos três meses, a Ilha poderá conhecer uma nova realidade, com o lançamento este sábado pelo governo provincial, da primeira pedra para a instalação da primeira central eléctrica solar.
O projecto nasce de uma parceria entre o governo Municipal e o Fundo de Energia-FUNAE, cujo orçamento global é de cerca de quarenta milhões de meticais.
O Município de Inhambane assegurou que, para além das centrais eléctricas, muito brevemente será minimizado outro grande problema que afecta a Ilha, o de água potável e não só.
A população já perspectiva um futuro radiante, naquela que era considerada como sendo uma parcela esquecida da província.
Das quatro centrais eléctricas solares a serem instaladas, uma irá beneficiar a chamada, Ilha pequena cuja previsão do projecto é já próximo ano.

ECONOMIA

Inhambane terá fábrica de produção de pão com base na mandioca

 


A Província de Inhambane terá uma fábrica de produção de pão com base na mandioca a partir do próximo ano. O facto foi revelado ao O País, pela Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar daquele ponto do país.
Será um investimento de sul-africanos e holandeses. Questões burocráticas para a materialização deste projecto já foram ultrapassadas, estando aberto o caminho para o arranque do projecto. Sem, no entanto, avançar números, Filomena Maiopue, disse que a panificadora em projecção está alinhada com o processamento de pão para a indústria de cerveja.
A directora provincial da Agricultura e Segurança Alimentar falava na Feira Internacional de Maputo, onde a província de Inhambane é uma das atracções.

 

Economia

  Jornal Informativo de Inhambane O sector empresarial do Estado está a enfrentar ineficiências económicas e financeiras, isto é, muitas emp...